quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Guia Curricular,Currículo e Plano de Aula

Guia Curricular

Não é um programa de ensino. É um instrumento que facilita/fornece subsídios ao professor, na elaboração de um programa concreto para sala de aula ou uma criança determinada.

O guia curricular representa uma espécie de modelo.

Currículo

Fornece o referencial básico para sequenciação de objetivos de ensino (o que e em que ordem ensinar). Necessariamente objetivos e conteúdos a serem ensinados.

Pode, também, em linhas gerais de ações e ou sugestões, especificar:

Procedimento de ensino, materiais e recursos instrucionais e procedimentos de medida/avaliação.

1. Constitui-se num “instrumento” que facilita ao professor a elaboração de um Programa de ensino e de um plano de aula.

2. Representa uma espécie de modelo de estrutura dentro da qual cabem grandes números de programas individualizados.

E, ainda, em relação a qual se pode derivar uma variedade de planos de aula.

É subsídio para o “Plano de Aula” (como ensinar)

Plano de aula

Delineamento de como ensinar: objetivos, conteúdo, estratégias, materiais ou recursos instrucionais e critérios de avaliação de ensino.

Currículo

Fornece o referencial básico para a sequenciação de objetivos de ensino dentro do qual, procedimentos de ensino específicos de medida e seqüência de apresentação dos objetivos são desenvolvidas.

Seqüência de habilidades

Definição: São estruturas básicas em torno do qual o currículo pode ser desenvolvido.

Objetivo: Uma seqüência de habilidades é delineada para:

A) Fornecer um referencial básico de objetivos de ensino na organização de programas curriculares.

É uma proposição do que ensinar (ou do que deverá ser ensinado) e em que ordem ensinar.

B) Avaliar os níveis de desempenho do aluno, dado que descreve o que deve ser avaliado.

Processo de usar e construir seqüência.

1. Seqüências precisas – planejadas ou programas têm:

Maior probabilidade de êxito do que as seqüências não planejadas ou programadas.

Características de usar e construir uma seqüência:

A construção de seqüência deverá progredir de:

1. Análise lógica: Complexidade de habilidades/comportamentos. A partir do diagnóstico pedagógico. De acordo com as dificuldades e potencialidades do aluno.

2. Desenvolvimento humano.

3. Currículo comercialmente disponível.

4. Observação sistemática do desenvolvimento do aluno.

AS SEQUENCIAS DE HABILIDADES NUNCA DEVERÃO SER CONSIDERADAS PRODUTOS ACABADOS.

Devem ser continuamente avaliadas, aprimoradas e revisadas – PROCESSO CONTÍNUO.

As seqüências de habilidades deverão ser continuamente avaliadas, aprimoradas e revisadas, com base:

a) No desenvolvimento do aluno;

b) No conhecimento crescente do desenvolvimento humano e aprendizagem;

c) Na mudança de valores e expectativas familiares e sociais.


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