terça-feira, 7 de outubro de 2008
BRINCAR
O Brincar
Brincar é muito importante para o individuo. O educador não deve ver esta atividade como passatempo e sim como uma forma de construção do conhecimento.
Brincando a individuo vai expressar seus sentimentos,relações, criatividade e a interação com o mundo.
Brincando a criança experimenta , descobre,inventa e exercita sua habilidades psicomotoras.
Toca, leva a boca,amassa.
Descobre o que é, para o que serve, cria formas de brincar.
A Criança que brinca torna – se um ser ativo socialmente, que constrói relações com os outros.
É importante apresentar diversos instrumentos de brincar, inclusive de outras culturas, de outros tempos, do mais simples ao mais sofisticado.
Brincando a criança vai construindo a sua identidade, vai se desenvolvendo e aprendendo
Brincar determina o desenvolvimento integral do ser humano.
Constrói a personalidade,identidade,relação, equilíbrio emocional e facilita a comunicação com outros sujeitos e consigo mesmo.
Brincando se expressa suas angustias,medos,emoções, alegria, tristeza, raiva, ódio, amor Para Brincar o individuo necessita de Espaço e Tempo.
Espaço: Pode ser aberto ou fechado, deve ser arejado possibilitando a movimentação do individuo.
Tempo: deve – se destinar um horário para o brincar, pode ser aos finais de semana, em sala de aula, no pátio, brinquedoteca
Brinquedo
Os brinquedos são criados por adultos que já foram crianças no passado. Vão dos mais simples e baratos aos mais caros e complexos.
Quando falamos em brinquedos logo lembramos nos industrializados, os feitos com sucata.
No entanto podemos encontrar suporte para brincadeira em objetos comuns.
Utensílios de cozinha
Sucatas
Elementos da Natureza
Nestes elementos a criança utiliza – se da imaginação para brincar.
Maluf menciona a necessidade do que os brinquedos sejam resistentes para que não desaponte a criança se quebrando quando ela vai brincar. Brinquedos que se quebram facilmente podem gerar frustração no individuo.
Seleção dos Brinquedos
Cunha, indica como critério para seleção do brinquedo:
O Interesse da Criança -
A Adequação da Idade
A Versatilidade
As cores e Formas
O tamanho
A Durabilidade
A Segurança
Critérios para escolha do Brinquedo
Faixa Etária
Possibilidade Motrizes ( manuseio)
Objetivos
Nivel de desenvolvimento ( desafiante, estimulante,Compreensão, Ludico
Segurança)
Evitem
Brinquedos que tenham:
Barbantes;
Cordas;
Sacos ou sacolas
OBSERVAR SE TEM SELO DO INMETRO (Instituto Nacional Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.)
Referência Bibliográfica
Grassi, Tânia Mara
Oficinas Psicopedagógica/Tânia Mara Grassi
2. Ed. Ver.e atual.- Curitiba:Ibpex. 2008
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