quinta-feira, 30 de abril de 2009

Atividades para o Dia das Mães






Deixo aqui algumas sugestões para o dia das Mães.

Higiêne Bucal


Cuidados com a Sua Higiene Bucal
É muito importante escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir, para evitar as cáries. Lembre-se a escova é a melhor amiga dos seus dentes.
Cuidando de seus dentes diariamente você terá uma boa aparência e terá economia de tempo e dinheiro.
Veja as dicas selecionadas por nós para combater a cárie:
1. Após a ingestão de qualquer alimento ou líquido, bocheche com água durante trinta segundos;
2. Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia após as refeições;
3. Escovar a língua é tão importante quando escovar os dentes;
4. Se não puder escovar os dentes após o almoço, faça uma escovação caprichada à noite;
5. Passe o fio dental entre os dentes logo após a escovação pelo menos uma vez ao dia preferencialmente à noite;
6. Após escovar os dentes e passar o fio dental, enxágüe a boca vigorosamente duas ou três vezes com água para remover o resto de resíduos de comida e pasta de dentes;
7. Após o enxágüe com água, enxágüe com antisséptico bucal;
8. Troque sua escova dental de dois em dois meses;
9. Embora não se encontre mais pastas de dente sem flúor, lembre-se de verificar na hora da compra se o creme dental que está comprando tem flúor
10. Enxágüe a boca com água várias vezes ao dia;
11. Evite comer doces e refrigerantes entre as refeições e principalmente antes de dormir;
12. Se não for possível escovar os dentes por algum motivo, pelo menos enxágüe bem a boca com água.
13. Uma dieta alimentar rica em fibras encontradas em legumes, frutas e verduras diminui a acidez da boca e ajuda a combater as cáries.
14. Visite seu dentista regularmente (de seis em seis meses).

quarta-feira, 29 de abril de 2009

1º de Maio - Dia do Trabalho

O Dia Mundial do Trabalho foi Criado em 1889. A Data foi escolhida em homenagem a greve geral que ocorreu dia 1º Maio de 1886 em chicago.

TRABALHO INFANTIL

A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbem o trabalho infantil no Brasil. Mas, mesmo assim, no País o trabalho infantil compromete 5,4 milhões de crianças de jovens.

Quase a metade nem é remunerada pelas atividades que exerce.

O trabalho infantil diminuiu na última década, mas compromete o desenvolvimento de 12,7% (em 2001) das pessoas na faixa etária entre 5 e 17 anos. Em 1992, eles eram 19,6%.

Em termos populacionais, significa que 5,4 milhões de garotos e garotas exercem algum tipo de atividade produtiva, remunerada ou não.
O levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) confirma: a maioria dos trabalhadores (45,2%) exerce atividades domésticas e o setor agrícola é o que mais absorve a mão-de-obra infantil:43,4%.

É um dado bastante assustador: 41,2% não recebem nenhum salário pelo que fazem.
Além da injustiça social de exploração dessa mão-de-obra, agravada pela ausência de remuneração, o trabalho infantil traz uma conseqüência funesta: o afastamento da escola.

Os dados apontam que, entre as crianças e adolescentes que trabalham, 80,3% freqüentam a escola, enquanto essa taxa chega a 91,1% quando se trata daqueles que não são obrigados a trabalhar.

FONTE: Folhateen,21 de abril de 2003

" Trabalhei na casa de uma dona por quase dois anos. Ela me dava R$15,00 por mês, mais sapato, roupa e mantimento. Hoje acho ruim ( as pessoas que dão trabalho para crianças) porque eles não dão emprego para as mães da gente, pensam que para crianças podem pagar menos." (Alda, 13, está na7ª série , é de BH e não trabalha mais.)

" É um pouquinho difícil (cuidar dos meninos). Quando eles berram, mostro um bichinho. Mas canso de brincar com criança pequena. O chato é que só tem carrinho e eu gosto de brincar com boneca. Às vezes, tenho vontade de sair e só brincar. Mas a minha tia me ajuda na lição de casa e eu almoço lá." (Fátima, 10, está na 4ª série, é de BH e cuida de dois primos).

FONTE : Folhinha, 19 de abril de 2003





Barrinha MaynaBaby