sexta-feira, 6 de março de 2009

Portador de Necessidades educacionais Especiais X Pessoa portadora de Deficiência

Portador de Necessidades Educativas Especiais

È considerado Portador de Necessidades educativas Especiais o individuo que apresenta em caráter permanente ou temporário alguma limitação física,cognitiva,sensorial,múltipla, condutas típicas ou altas habilidades.
Sendo assim necessita de um atendimento diferenciado para desenvolver suas capacidades e habilidades.

Pessoa Portadora de Deficiência

Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.
O termo deficiente para denominar pessoas com deficiência tem sido considerado por algumas ONGs e cientistas sociais inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Muitos, entretanto, consideram que essa tendência politicamente correta tende a levar os portadores a uma negação de sua própria situação e a sociedade ao não respeito da diferença. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e pode promover, segundo muitos estudiosos, o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa.
A pessoa com deficiência geralmente precisa de atendimento especializado, seja para fins terapêuticos, como fisioterapia ou estimulação motora, seja para que possa aprender a lidar com a deficiência e a desenvolver as potencialidades. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barrinha MaynaBaby

Nenhum comentário: