quarta-feira, 3 de junho de 2009

Meio Ambiente

Meio Ambiente: è um conjunto de forças e condições que cercam e influenciam os seres Vivos e as coisas em Geral.
Fazem parte do meio ambiente o solo, água, floresta, animais,humanos e tudo que os rodeiam.
Com o crescimento das populações vem o aumento de degradação do meio ambiente, tais como:
- Poluição dos Rios
- Desmatamento das florestas
- A poluição do ar
- Aumento da camada de ozônio
- Vários outros Problemas relacionados ao ambiente em que vivemos

Procurei na internet alguns artigos sobre o meio ambiente. Textos muitos interessantes como estes 2 primeiros podem ser acessados no site:http://world.mongabay.com/brazilian

SALVANDO AS FLORESTAS TROPICAIS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO
A educação é a parte mais crítica quando se pensa na salvação das florestas tropicais do mundo. As pessoas devem ver a beleza e entender a importância destas florestas, de modo que elas vão desejar também protegê-las. A educação ambiental deve ocorrer nos países desenvolvidos como os Estados Unidos e nos países que têm florestas tropicais em seus territórios como Bolívia e Madagascar.

No Brasil as pessoas necessitam entender que elas têm um papel importante na perda das florestas tropicais. Por exemplo, comprar certos produtos como o mogno contribui para o desmatamento. Se nós brasileiros fizermos um esforço para aprender sobre o meio ambiente, nós podemos entender o que nós estamos perdendo conforme as florestas tropicais desaparecem. Nós podemos também decidir se compramos produtos e se apoiamos as companhias e organizações que ajudam a salvar as florestas tropicais.

Em países detentores de florestas tropicais, as pessoas muitas vezes não sabem por que as florestas são tão importantes. Através de programas educacionais estas pessoas podem aprender que as florestas fornecem serviços (como água limpa) e são os lares de muitas plantas e animais que não são encontradas em outros locais no mundo. Elas ficam bastante felizes quando aprendem que as lêmures apenas vivem em Madagascar.

O QUE VOCÊ PODE FAZER EM CASA PARA AJUDAR O MEIO AMBIENTE
Ada beberapa hal yang dapat kita lakukan di rumah untuk mengurangi kerusakan lingkungan.

Há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a reduzir seu impacto sobre o ambiente que lhe rodeia.
• Desligue as luzes quando você não precisa delas. Quando as lâmpadas se queimarem substitua-as com lâmpadas de maior eficiência de energia.
• Não desperdice água.
• Recicle o lixo
• Encoraje seus pais a usar carros menos poluentes.
• Não deixe seus animais de estimação fugirem quando você não os quer mais. Antes de comprar um animal de estimação esteja certo que você está pronto para cuidar dele. Ter um animal de estimação é uma grande responsabilidade.
Coisas que você pode fazer para salvar as florestas tropicais:
• Não compre produtos feitos a partir de pele de animais selvagens.
• Não compre animais de estimação exóticos (ou seja, animais que não são nativos de sua região) que foram pegos na natureza. Você pode perguntar nas lojas de animais de estimação se os animais vieram da natureza ou se são animais caseiros. Animais caseiros são mais amigáveis ao meio ambiente.
• Compre apenas papel reciclado
• Não compre produtos de madeira da Indonésia, Malásia, Brasil ou África, ao menos você saiba a procedência deles, ou seja, se eles são produtos “amigos da natureza”. Uma boa maneira de saber se a madeira é de boa procedência é verse ela tem uma “etiqueta de certificação”. Um exemplo de uma etiqueta de certificação é o “certificado do FSC”, o que significa que a madeira vem de florestas manejadas de forma sustentável.
• Aprenda mais sobre as florestas tropicais e as plantas e animais que vivem nelas. Diga aos seus amigos e pais por que as florestas tropicais são importantes.

Escrito em inglês por Rhett A. Butler. Traduzido do inglês para o Português Brasileiro por Dr Henrique Nascimento.


Carta escrita no ano 2070

Estamos no ano 2070 e acabo de completar os 50 anos, mas a minha aparência é de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro por cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele. Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira. Agora devemos raspar a cabeça para mantê-la limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDE DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava; pensávamos que a água jamais podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes a quantidade de água indicada como ideal para beber era oito copos por dia por pessoa adulta. Hoje só posso beber meio copo.
A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas, já que não temos a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastro-intestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te com água potável em vez de salário.
Os assaltos por um galão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequidade da pele uma jovem de 20 anos parece como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível. Não se pode fabricar água. O oxigênio também está degradado por falta de árvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
O governo já nos cobra pelo ar que respiramos: 137m3 por dia por habitante adulto. As pessoas que não pode pagar são retiradas das "zonas ventiladas", que estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar, não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países existem manchas de vegetação com o seu respectivo rio que é fortemente vigiado pelo exército. A água é agora um tesouro muito cobiçado, mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui já não há árvores porque quase nunca chove, e quando chega a registrar-se uma precipitação, é de chuva ácida; a estação do ano tem sido severamente transformada pelos testes atômicos e da industria contaminante do século XX. Advertiam-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso. Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o bonito que eram os bosques, a chuva, as flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o quão saudável que as pessoas eram.
Ela pergunta-me: "Papai, porque acabou a água?" Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado, porque pertenço à geração que destruiu o meio ambiente ou simplesmente não tomamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida na Terra já não será possível dentro de muito pouco tempo, porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria de voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto quando ainda podíamos fazer alguma coisa para salvar o nosso Planeta Terra!


Extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos"

Um comentário:

Biosfera disse...

Interessante essa sua visão para o ambiente...

Abração


visite-nos