sexta-feira, 9 de abril de 2010

Limitação de Espaço

Irei apresentar aos leitores deste blog algumas técnicas para ajudar o aluno que apresenta alguma dificuldade motora na escrita, desenho etc... Iremos ajudar este aluno a respeitar o espaço que será delimitado pelo professor. Lembrem – se que este procedimento poderá ser utilizado em varias situações, trabalhar com pessoas portadoras de necessidades educativas especial significa adaptar o conteúdo comum já existente a necessidade, capacidade e pontecialidade de cada indivíduo.
Então vamos lá:
Temos um determinado desenho, queremos que este aluno pinte corretamente este desenho respeitando seu espaço, ou seja não saindo fora dele, porém o aluno não apresenta uma boa coordenação, sempre pinta para fora, então o que podemos fazer?

1.
- O Primeiro desenho a ser oferecido ao aluno deve ser grande, preferencialmente formas geométricas.

○ □ ◊

- Cole um pedaço de barbante grosso seguindo o contorno da forma.
- Solicite que o aluno pinte somente dentro do espaço delimitado por Você.

Depois vá variando a técnica, utilizando areia, cola colorida,bolinhas pequenas de isopor, grãos de feijão etc...

Após aplicar esta técnica ofereça as mesmas formas geométricas, porém em tamanho reduzido ( vá diminuindo gradativamente)
Isto irá demorar algum tempo....
Depois de algum tempo de treino ofereça desenhos, utilizando a mesma técnica.
Visto que o aluno já esta adquirindo um pouco mais de coordenação vá retirando esta borda gradativamente, primeiro tira um pedaço, depois o outro até que o aluno consiga pintar corretamente respeitando o espaço.
Utilizamos muito isso para alunos que estão em processo de alfabetização e não respeitam as linhas do caderno, então começamos com linhas grandes em folhas brancas marcadas com cola ou barbante, e gradativamente vamos diminuindo o tamanho desta linha fazendo com que o aluno não ultrapasse – a mais.

6 comentários:

JOHANNA TERAPEUTA OCUPACIONAL disse...

Olá Taiz,
adorei o seu blog.Parabéns!!!
sou Terapeuta Ocupacional e atendo crianças com necessidades especiais.
Outra dica para colorir-utilizar molde vazado formas de vários tamanhos.
meu blog johannaterapeutaocupacional.
blogspot.com

Abraços
Johanna

laninha disse...

oi taís adorei seu blog,sou estudante de pedagogia e agora vou me especializar em libras e psicopedagogia,meu pai é deficiente visual,e sou uma militante pelos direitos dos deficientes,a pouco tempo também adquiri uma deficiencia,meu braço esquerdo paralizou.Gostaria muito de manter contato com vc!bjs!

creusa disse...

Olá Taiz,
sou mãe de uma criança especial. Ela tem 5 anos e está no 1. periodo. Ela está tendo dificuldade de limitação de espaço, pois não consegue escrever em um espaço pequeno. Adorei a materia sobre limitação de espaço com barbante, cola quente, etc. Vou trabalhar suas dicas com minha filha. Sempre estou em constante interação com a escola e as terapeutas dela (e isso é necessário).
amei seu blog e serei visita constante.
Abraços
Creusa

Roberta Freire disse...

Olha, parabéns pelo blog, sou muito interessada em educação especial e sempre acompanho espaços que falam sobre, muito interessante isso...vou até começar a fazer uma pós pela faculdade IESB de Brasília em educação especial e inclusiva e estou muito feliz, é um mundo especial do qual me sinto muito orgulhosa em participar. Para´bnes. =)

Salas de Recurso da Escola Classe 01 de Planaltina disse...

Olá Taiz,
Estou iniciando no ensino especial este ano e estou lendo muito sobre o assunto. Seu site é muito enriquecedor, está de parabéns! Vou sempre passar pra dar uma olhadinha para aprender sempre mais. Também estou iniciando meu blog pois acho que o professor tem que está atualizado no mundo em que vive. Um abraço

Camila Longhi disse...

Olá gostei da matéria sobre delimitar espaço , estou fazendo pós em educação inclusiva e concordo que as crianças com necessidades especiais precisam de materiais adaptados para facilitar a sua aprendizagem e coodernação motora, o estímulo é fundamental para essas crianças.