segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Problemas de Conduta

Resumo


Comportamento: Atitudes/ ações (influenciadas pelo estado emocional) são comportamentos observáveis.

Reações: (mediantes ao estimulo do ambiente)

Ação: Resposta, ambiente etc.. Aquilo que o Indivíduo faz

Ambiente: Situação = Antecedente e Consequente (durante e após a ação)

S-R

O comportamento não pode ser definido pôr estimulo e resposta e sim

S-R-S

Antecedente – Resposta – Conseqüente
Uma depende da outra, o AS – Interfere no SC

Inferir – colocar valores próprios.

Para se entender uma ação temos que entender o que acontece antes dela.
Não podem analisar S-R-SC separadas pois uma esta interligada a outra.Para lidar com um comportamento estes três elementos devem ser analisados e registrados.

ANALISE OBJETIVA: Observar e registrar os fatos fielmente.

ANALISE FUNCIONAL: O comportamento tem três elementos S-R-SC.
Cpto, é a relação entere a ação e os aspectos do ambiente.Uma não ocorre sem a outra.

DETERMINAÇÃO DE COMPORTAMENTO- Causa Única. Esta ultrapassado, o comportamento tem múltiplas causas.Estas causas estão interligadas entre si e nem todas estas causas são identificáveis.

Nunca devemos trabalhar com as explicações causal (causa/efeito), (causa única), e sim com as explicações não causal (múltiplas causas).



Rótulo


Temos que transformar o rótulo em ação.
Quais são as atividades que o aluno não pratica em sala (ação, conduta).
Nem tudo que é fato é fato – tem que ser verificado e analisado.

CONDUTAS típicas

Inferência - pode ser ou não verdade - hipótese. Só vou comprovar quando verificar se esta hipótese e ou não verdadeira.

EX. Meu aluno é hiperativo.

Neste caso devemos observar o fato: O que a criança faz para que a professora?
Então devemos transformar o rotulo em ação.

EVIDENCIAS – Fatos observados (não comprovados), possíveis determinantes do problema.
INFERËNCIAS – Tirar conclusões a partir de dados coletados.

Para se lidar com problemas de conduta, tem que se levantar varias causas e características.

1. Transformar rótulos em ações
2. O que acontece antes e depois de cada ação.
3. Depois verificar a veracidade dos fatos.

A variável não é estatística e sim valores de dimensões.

Todo problema de conduta é possivel se lidar dentro de um ambiente educacional.


EXEMPLO DE ANALISE DE UM CPTO INADEQUADO
“ISOLAMENTO”

Comportamento observado:

1. Olhar para outros estímulos presentes em sala de aula.
2. Não brincar com os colegas.
3. Não expor suas idéias.
4. Não participar de atividades com o grupo.
5. Estar sempre sozinho.
6. Fazer de seus materiais escolares brinquedos.



Possíveis Determinantes:


1. Medo de expor suas opiniões.
2. A professora não estimula atividades coletivas.
3. Sentimento de inferioridade.
4. Ambiente físico da sala de aula.
5. Convívio com os colegas de classe.
6. Materiais ou recursos utilizados
7. Postura/Conduta do professor.
8. Relação pai x filho
9. Convívio familiar

Estes poderão ser um conjunto de determinantes que influenciam ação do individuo.


PROBLEMA DE CONDUTA
(distúrbio de Cpto do def. mental


Para definir um problema de conduta, temos que ter critérios (averiguar).
Caracterizado o problema com o real, temos que buscar possíveis determinantes para que possamos caracterizar o problema de conduta.
Temos que observar o que o aluno faz para que possamos caracterizar o problema de conduta.
Existem quatro níveis de intervenção de um problema de conduta:

1. PROMOVER: Só tiramos uma conduta quando promovemos uma nova.
2. ALTERAR: Para alterar a conduta deve-se promover a manutenção da conduta adequada.
3. PREVINIR: Previnir o aparecimento de novas condutas.
4. MANTER: Procura manter a conduta adequada.

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